Ele existe!

Publicado: 11 de fevereiro de 2013 em Uncategorized

Esta segunda-feira começou com um ar diferente, com pinta de que o sol nos faria companhia o dia todo! Mas não se esqueçam de que estamos em Chovetiba, e tudo pode mudar dum instante para outro! E não foi diferente: chuva!

Mesmo assim, munidos de muita vontade para desbravar a capital da chuva, partimos para mais um passeio, e o destino desta vez foi o Parque Barigui. Não por acaso, é lá que está instalado o Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná, que mantém um acervo conhecido como Museu do Automóvel de Curitiba.

Logo na entrada, um pequeno pavilhão abriga um pequeno acervo, mas de importância ímpar! Lá estão repousando alguns modelos de mini carros, muito comuns na década de 70 e início de 80, além de um raríssimo modelo nacional, o Aurora, modelo similar a Ferrari F40. 

m01

m02

Aurora

Mas neste salão, quatro peças em especial, tomaram a minha atenção de maneira radical: um fórmula 1 de 1974, um fórmula Indy de 2000, um Mini Fórmula de 1969, e um Protótipo da Divisão 4 Nacional do início da década de 70. Segue abaixo uma bateria de fotos para ilustrar o que vi, e o que me fez pensar na seguinte situação: porque estas peças não estão integradas ao Museu do Automobilismo Nacional, na cidade de Passo Fundo – RS? Se você gosta e incentiva o antigomobilismo de competição, vai refletir muito sobre essa questão!

m03

Onde estes carros deveriam estar?

m04

Manta – Protótipo Monoposto – VW 2000 – 1972

m05

Mini Fórmula – Casari – Montgomery – 1969

m06

Fórmula 1 – McLaren M23 – Ford Cosworth – 1974

m07

Fórmula 1 1974 – Fórmula Indy 2000

m08

Fórmula Indy – Reynard 2000 – Toyota Turbo

Chegando ao pavilhão principal, chamado apropriadamente de Pavilhão Roberto Lee, a sensação é de estar entrando numa garagem da década de 50! O lugar é um paraíso para os apaixonados por carros antigos, e até a Primeira Dama da 118 Garage, se rendeu aos encantos dos poderosos Cadillacs, mas claro, se derreteu mesmo pelo charme e sedução do Lincoln Coupe 1947. 

m09

Chevrolet Bel Air 1951 – Mercury Monterey 1953

m10

Cadillac Eldorado 1953 Conversível

m11

Hupmobile 1930 – Chrysler 1928 – Impala 1958

m12

Hupmobile 1930 – Chrysler 1928 – Impala 1958

m13

Chevrolet Wagon 1950

m14

Cadillac Presidencial 1952

m15

Cadillac Coupe De Ville 1954

m20

Primeira Dama da 118 Garage e o não menos charmoso Lincoln Zephyr Club Coupe 1947 V12

Mas como tive surpresas todos os dias durante esta viagem, não poderia deixar passar em branco esta segunda-feira no Museu do Automóvel! Ao correr com os olhos para o outro lado do pavilhão, reconheci a traseira de um veículo que tenho uma verdadeira adoração. Só poderia ser ele, pois a cor era a mesma, a traseira era a dele, tudo indicava que ele estava ali, me esperando para um encontro histórico! Sim, era o Willys Coupe Americar 1942 azul! A lenda existe, pois só tinha visto duas fotos dele até hoje, e nunca encontrei nenhum registro em fóruns ou clubes de automóveis antigos.

w1

w2

Willys Coupe Americar 1942

w3

w4

w5

w6

w7

w9

Sim, ele existe e eu cheguei bem pertinho!

Bom, ele é simplesmente demais! A cor, os detalhes, as formas, tudo! Acima dele está apenas outro Willys, o Coupe Americar de 1940, com a sua grade maravilhosamente dividida, e que ainda terei o prazer de acelerar uma réplica, já que um exemplar de verdade, feito com o mais puro aço americano, é praticamente um mito!

comentários
  1. Avatar de Cléris Cléris disse:

    Após passarmos dois dias em Curitiba, resolvemos ficar mais um, para que pudéssemos fazer umas comprinhas no shopping e visitar os belos pontos turísticos da cidade, já que a chuva nos impediu que fizéssemos isso antes. Tenho que concordar que parecia ser uma segunda-feira diferente, que o sol daria o ar da graça e que conseguiríamos fazer o que tínhamos planejado. Porém, parece ser possível em Curitiba num dia fazer as quatro estações. A chuva veio nos acompanhar novamente! Nossa primeira e única parada foi no Parque Barigui, onde uma das atrações é o Museu do Automóvel. Ao adentrar nesse acervo que conta com dezenas de modelos antigos a câmera digital rapidamente foi parar na mão do Rafael, que estava completamente vidrado nas relíquias e registrava tudo o que via. Mas realmente uma delas chamou a atenção dele em especial, nada menos que o seu favorito Willys Coupe Americar 1942. Ele ficou encantado, fascinado, derretido e olha que não foi fácil seguir adiante. A cada passo dado os olhos procuravam dar mais uma “olhadinha”. E acreditem, após olharmos todos os carros, lá estávamos nós novamente em frente a ele tirando mais e mais fotos! Eu também achei ele uma graça, mas o meu favorito foi o gracioso e belíssimo Lincoln Zephyr Club Coupe 1947 V12. É claro que todas estas informações sobre o carro que mais apreciei provém do meu adorável colecionador de miniaturas e apreciador de carros antigos e que possui uma vasta cultura automobilística. Essa convivência diária com ele me faz perceber e pensar que a cada ano surgem no mercado novos modelos de carros, com alta tecnologia e design arrojado, mas que nada substitui a beleza e o charme dos antigos.

    • Avatar de Busanello Busanello disse:

      Aí está mais um dos motivos pelo qual és a Primeira Dama da 118 Garage: o bom gosto para automóveis! Cá entre nós, tirando o “meu” Willys Coupe, e esquecendo dos incríveis Cadillacs que estavam por lá, o Lincoln Coupe 1947 seria o meu preferido sem sombra de dúvida! Pena que nas fotos não consegui captar o interior do carro, muito em função da iluminação no local, pois o mesmo conta com bancos em tons de azul e cinza, criando uma sintonia perfeita com o maravilhoso tom azul marinho que banha a carroceria deste imponente V12!
      P.S.: Fiquei imaginando a sinfonia que este poderoso motor é capaz de produzir!

Deixe um comentário