Aniversário sem muita festa mas com presentão!!!

Publicado: 29 de agosto de 2017 em Uncategorized

Mais um ano passou, mais um ciclo se fechou: esse foi de adaptação!
Foi complicada essa adaptação à nova realidade em função do casamento e dessa falta de tempo cada vez maior. Sim, o tempo está cada vez mais curto para as atividades extras, e a 118 Garage se encaixa na tal das “atividades extras”. Mas seguimos em frente, às vezes com o pé lacrado no fundo do acelerador, às vezes com o pé um pouco mais leve, quase que cutucando o freio, mas nunca parados!
Bom, não teve festa, mas teve presentão nesse aniversário de cinco anos da 118 Garage. Na véspera de soprar as velinhas, recebi uma encomenda da Volare Brasil com sete miniaturas incríveis, produzidas de maneira praticamente artesanal para aumentar a coleção do automobilismo brasileiro.

Presentão de Aniversário: 5 anos 118 Garage.

Dentre as várias preciosidades que recebi estão a miniatura do Avallone Chrysler da Equipe Ifesteel cujo piloto era Artur Bragantini, e uma curiosidade deste protótipo é que ele foi destruído num acidente na 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Construtores de 1973 em Curitiba. Detalhe que este mesmo carro já havia vencido as duas primeiras etapas do campeonato.
Seguindo em altíssima velocidade temos a italiana Alfa Romeo P33 da equipe FNM Jolly Gancia que foi responsável por alavancar a carreira do piloto José Carlos Pace, o “Moco”. Esse carro teve uma história curta nas pistas, porém merece todo destaque e consideração, pois enfrentou e venceu adversários com equipamentos superiores ao seu motor v8 de dois litros.
Para fazer companhia ao Fusca que já está no acervo, eis que chega um VW Karmann Ghia/Porsche dos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi. Dizem que a equipe Dacon, ao retirar-se das pistas em 1967, vendeu os Karmann-Ghia/Porsche para alguns pilotos da equipe, e Emerson e Wilson compraram o de número 77 junto com dois motores Porsche de 2.000cc. Esse carro foi repintado na cor coral e “renumerado” com “7”, o preferido de Emerson. Com esse KG eles conseguiram vencer as 6 Horas de Interlagos de 1967, quando superaram os grandes favoritos: Alfa Romeo GTA da Equipe Jolly Gancia, a Carretera de Camilo Christófaro e os dois Alpine da Equipe Willys.
O Maverick preto é uma réplica do modelo utilizado por José Carlos Pace, o “Moco”, que foi o vencedor do Torneio dos Campeões de 1975. Essa competição foi organizada pela Ford do Brasil para reunir vários pilotos sul-americanos e até um italiano, com o objetivo de promover o Maverick 4 cilindros. Foram duas corridas realizadas, Interlagos e Brasília, onde os carros foram sorteados entre os pilotos, não tendo privilégios para um ou outro competidor. Foram duas baterias por prova e a ordem de largada da primeira bateria era invertida na segunda, permitindo mais competitividade.
O acervo da 118 Garage já possuía um DKW Carcará na versão teste, aquela em que não havia pintura ainda, e o carro estava sendo preparado e ajustado. Agora recebi a versão oficial da quebra do recorde de 1966, e inclusive, a miniatura está acomodada num diorama com os personagens envolvidos na cronometragem e pilotagem. É um set incrível que faz você viajar no tempo e imaginar a loucura desse feito histórico.
No final da década de 70 o Chevrolet Opala já dominava as pistas de corrida, sendo destaque em todas as categorias, e na verdade corria contra ele mesmo. Em 1979 a Chevrolet criou uma categoria específica para ele, e com isso trouxe os principais pilotos junto: surgia a Stock Car. Esse é o primeiro Opala Stock Car no acervo da 118 Garage, e é a miniatura do primeiro campeão de 1979, o Opala do piloto Paulo Gomes, da Equipe Coca-Cola/Gledson. Um símbolo, um marco histórico, que agora ganha um espaço de destaque na coleção e que será lembrado para sempre.
Outra “barata” que nunca será esquecida, pelo menos por mim, será a VW Brasília Divisão 3 do piloto Ingo Hoffmann. Esse carro lendário que pertenceu ao dinossauro do automobilismo Ingo não poderia ficar de fora da 118 Garage em hipótese alguma! Essa VW Brasília consagrou Ingo na Divisão 3 Classe A até 1600cc nos 500KM de Interlagos em 1974. Ele chegou em 1º lugar na sua categoria e em 4º lugar na geral, superando inclusive Mavericks e Opalas de ponta, além dos seus adversários diretos da Volkswagen da Equipe Gledson/Amador.

VW Brasília Divisão 3 Ingo Hoffmann – Opala Stock Car Paulo Gomes

VW Brasília Divisão 3 Ingo Hoffmann – Opala Stock Car Paulo Gomes

VW Brasília Divisão 3 Ingo Hoffmann – Opala Stock Car Paulo Gomes

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