Automobilismo Nacional = Volare Brasil

Publicado: 17 de janeiro de 2018 em Uncategorized

Ano novo começando e a meta na 118 Garage já está traçada!
Aqui o foco principal será o Automobilismo Nacional e pensando nisso as aquisições já estão chegando. Para abrir esse ano em grande estilo chegou hoje uma caixa da Volare Brasil com cinco miniaturas top de linha na escala 1/43.

R8 Equipe Willys, VW Fitti Fusca CBA, Alfa Zagato, Opala Piquet/Pedrão, Fiat 147 Bob Sharp: Volare Brasil escala 1/43

A italiana Alfa Romeo Giulietta Zagato ‘Coda Tonda’ usada por Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace nos 1000km de Brasília de 1966. Ambos jovens, com 19 e 20 anos respectivamente, fizeram história na prova, chegaram a liderar, mas a pouca experiência não permitiu uma vitória nessa corrida. Há quem diga que a culpa foi do carro, que não estava à altura dos dois pilotos, eu já prefiro acreditar que faltou tempo para que pudessem conhecer melhor o equipamento e saber as suas limitações numa prova de resistência.
Outro que chegou foi o Fiat 147 do piloto Bob Sharp da Equipe Concessionária PST que participou da Copa Fiat de Velocidade, competição que teve um sucesso de público e participação de pilotos, chegando a mais de 200 carros na classe A do Grupo 1 FISA (preparação restrita), em todos os estados do território nacional que tinham um autódromo. Muitos pilotos famosos correram nesta categoria e nela se inscreveram concessionárias da marca, tornando a preparação bem sofisticada, apesar das limitações impostas pelo regulamento.
Da Chevrolet veio um Opala Divisão 1 pilotado por Nelson Piquet e Pedro Leopoldo nas 12 Horas de Goiânia de 1973. No início de 1973, Piquet comprou em sociedade com Walter Ferrari, proprietário da oficina mecânica IDEAL em Brasília/DF um Chevrolet Opala praticamente novo para participar de provas da Divisão 1. Enfrentando vários problemas ainda conseguiram chegar em sétimo lugar com o Opalão.
Não poderia faltar uma obra dos Fittipaldi, o maravilhoso VW Fitti Fusca Protótipo CBA pilotado por Luis Fernando Terra Smith e Nathaniel Townsend que obteve o quinto lugar na sua estreia na prova Santos Dumont no antigo autódromo de Jacarepaguá em 27 de outubro de 1968. O motor era um 1300cc aumentado para 1600cc, por obra e graça do famoso kit Fittipaldi, dupla carburação Solex 32, comando especial copiado do Porsche 356, cabeçotes trabalhados do motor VW 1500, montado em câmbio original VW mas retrabalhado para uso de relações especiais e diferencial da Kombi.
Dita como a mais brasileira de todas as equipes de competição, talvez por usar o verde e amarelo nos seus carros, vem o incrível Gordini Renault R8 da Equipe Willys. Pilotado pelos majestosos Bird Clemente e Luiz Pereira Bueno, este carro participou das 24 Horas de Interlagos de 1966 e está acomodado num belíssimo display que nos faz acelerar em pensamento enquanto observamos cada detalhe que não foi esquecido na reprodução desta miniatura. Até a ausência do limpador do para brisa direito e retrovisor externo foram lembradas para aliviar peso do carro de corrida. Uma obra de arte super detalhada!

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